sexta-feira, 27 de maio de 2011

A importância do marketing na história recente do SINTEST/RN.

Lívia Cavalcanti.  
Jornalista, assessora de comunicação do SINTEST/RN

1 - Como a Sra.  vê a atual situação do SINTEST/RN em termos de imagem pública, em comparação ao período anterior ao investimento em MKT e comunicação, já que a sra testemunhou os dois momentos?

Apesar de todo empenho de todas as direções que por aqui passaram, politicamente falando, o sindicato não possuía tanta visibilidade. Ou quando possuía se restringia a um lado negativo que a mídia costumava atuar, principalmente em períodos de greve. Uma vez que investiu na área, criou sua própria voz, de modo a disseminar o outro lado quase nunca mostrado, recebendo mais visibilidade como um todo e mais credibilidade também.

2 - Na sua opinião, a utilização de ferramentas de marketing, representadas pelo investimento em comunicação externa, comunicação visual, ações como  o Cartão Afinidade, SINTEST Sindicato Cidadão, Sintest na Feira influíram na melhoria da imagem da entidade perante as comunidades internas e externas?

Continuando o pensamento anterior, a reposta é sim! A imagem melhorou muito, pois de nada adiantava as ações heróicas da direção, em fazer seu papel, atuar fortemente nas questões dos trabalhadores, por exemplo, e isso não ecoar, ou não chegar ao conhecimento das pessoas. Um exemplo claro foi o episódio da demissão de um funcionário da Funpec que, segundo seus subordinados, praticava assedio moral. O sindicato atuou em todas as instâncias políticas, porém obteve maior êxito quando expôs o problema, para que todos tivessem acesso. Em mídias eletrônicas, jornais impressos e outros tantos meios de comunicação. Com a apuração do caso e o desfecho vitorioso para os trabalhadores mais uma vez ganhou a entidade pela perfeita comunicação, do início ao fim do caso.
3 - Melhorou a autoestima dos funcionários e diretores?
Uma vez que a imagem da entidade melhora, os que fazem parte dela também são afetados positivamente. De certa forma, a boa comunicação gera consequências como, acabar se tornando referência para outras entidades e outros profissionais. Os diretores se demonstram orgulhosos dos resultados. Os funcionários ganham em consequencia do fortalecimento do local de trabalho no qual atuam.

4 – Gostaria de acrescentar algo mais sobre a influência das ações de marketing na imagem da entidade?

Gostaria de acrescentar a famosa e célebre frase de um dos comunicadores que fez história e não à toa: Quem não se comunica se trumbica (mais conhecido como Chacrinha). É simples e óbvia! De fato todas as coisas estão na dependência de uma boa comunicação que só poderá ser efetivada através do planejamento e de ações eficientes de marketing.

ENTREVISTA PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO UNIVERSITÁRIA. UFRN - 2011