terça-feira, 8 de maio de 2012

VIRADA CULTURAL PARA NATAL JÁ!


A partir da Ribeira, Natal poderia ter sua "virada cultural"

Neste último final de semana (03 e 04/05) aconteceu em São Paulo a já tradicional Virada Cultural, evento que durante 24 horas ininterruptas movimenta a capital paulista através de atividades multiculturais. Tive a oportunidade há uns três anos atrás de vivenciar um evento desses. Estava participando de atividade político/partidária em São Paulo e me hospedei no centro da cidade. Ali, durante aquelas 24 horas, pude assistir e participar de vários shows musicais dos mais variados estilos, desde o rap, passando por pagode, sertaneja, pop  e música eletrônica. Exibições teatrais no meio da rua, arte digital e cibernética, enfim, fiquei fascinado com tanta multiplicidade cultural ali no coração de São Paulo, a cidade que nunca dorme. Avenida Paulista, Ypiranga, Avenida São João, Vale do Anhagabaú, Sé, viadutos do Chá e Santa Ifigênia, tudo aquilo pulsava arte, enriquecida pela variedade de estilos visuais que iam desde o casual, os mauricinhos, “punks”, regueiros e “rapers”.
Fiquei imaginando a virada cultural aqui em Natal. Talentos artísticos temos de sobra. Desde as esculturas de Guaracy Gabriel, as performances de Civone Medeiros, os coletivos teatrais, o Pau e lata, os artistas circenses, além dos vários grupos musicais de qualidade em seus vários estilos. O espaço charmoso também temos. O corredor cultural do centro da cidade que vai da Ribeira até a Praça André de Albuquerque que pra galera alternativa já virou Praça Vermelha, o Largo do Buiú, na Redinha, a Vila de Ponta Negra, enfim, espaço é o que não falta.
O que falta, a nosso ver, é a disposição política de se investir na arte e na cultura como forma de levar o povo a pensar, a se tornar cidadão crítico. Porém, parece não haver interesse em formar cidadãos com esse perfil já que isso o levaria a escolher melhor quem o representa e por consequência, muita gente que está aí, sairia da cena política natalense. Fica o apelo. Apesar da RaquelRolnik cobrar uma virada cultural “de verdade” em Sampa, para nós, órfãos de produção cultural efetiva, consistente e de bom gosto, já seria de bom tamanho a virada nos moldes paulistanos.

Edson Lima,
Professor de Artes Visuais

Nenhum comentário: