terça-feira, 13 de março de 2012

Projeto “América Latina no Cinema” estreia nesta terça-feira na UFRN


Professor Gabriel vitullo, coordenador do projeto
 
Os departamentos de Ciências Sociais, de História e de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas da UFRN e o Complexo Cultural de Natal iniciam, a partir de terça-feira, 13, o projeto América Latina no Cinema. O programa consiste na exibição de filmes latino-americanos todas as terças-feiras, às 18h30.
O ciclo é desenvolvido por professores, estudantes e funcionários da instituição federal visando a garantir um espaço permanente para exibição e, mais importante, discussão de filmes produzidos na América do Sul e Central e que são pouco promovidos no mercado.
O professor do Departamento de Ciências Sociais e coordenador do projeto, Gabriel Eduardo Vitullo, ressalta que a iniciativa nasceu de uma constatação prática e concreta da falta de espaços em Natal para exibição do bom cinema e em especial das produções da América Latina. “Além disso, pretendemos oferecer um conhecimento maior da língua espanhola, pois vemos essa necessidade de nos aproximarmos da cultura e língua desses países irmãos”, acrescentou.
Segundo o professor, o público que eles pretendem atingir vai além do universitário. “É um público que não tem tanto contato com a sétima arte nem com a cultura do próprio continente. É por isso que escolhemos filmes mais recentes para exibirmos”, afirma Gabriel Vitullo.
O primeiro filme transmitido será “O segredo dos seus olhos”, de Juan José Campanella. O drama se passa na Argentina e fala a história de Benjamín Espósito, que resolve escrever um livro inspirado em um crime que investigou. Essa produção foi o terceiro filme latino-americano a receber o Oscar de melhor filme estrangeiro.
A entrada será gratuita e o filme será exibido na Biblioteca Central Zila Mamede, onde ocorrerá a maior parte das exibições do projeto. O outro espaço será o auditório do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais Aplicadas (NEPSA), no Setor I. 

Nenhum comentário: