segunda-feira, 19 de março de 2012

UFRN CAMINHA PARA EXTINGUIR O VESTIBULAR

O processo de seleção através do vestibular caminha para a extinção na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em matéria publicada na Tribuna do Norte, a Reitora Angela Paiva confirmou que para o vestibular 2013 a UFRN destinará 50% das vagas através do ENEM e em 2014 a totalidade das vagas será pelo sistema de avaliação do Governo Federal. Esta mudança ainda precisa ser aprovada no CONSEPE - Conselho de Ensino e Pesquisa da UFRN. Será o fim da mercantilização da educação através dos cursinhos pré-vestibulares ou eles apenas mudarão de nome passando a ser cursinhos pré-ENEM? E a Comperve, como fica? Será extinta, já que sua finalidade é a aplicação de provas e coordenação dos processo vestibulares ou ela será será privatizada, passando a cuidar de concursos externos à UFRN?

De qualquer modo, vemos como avanço a idéia da avaliação continuada, privilegiada através do sistema do ENEM, onde os alunos são avaliados pelo seu desempenho ao longo do ensino seriado e não apenas em função de uma prova como ocorre no processo vestibular. Por outro lado, a desigualdade no acesso não será diminuída já que os alunos provenientes das escolas particulares continuarão tendo as melhores notas no ENEM, ficando com os melhores cursos, restando aos alunos das escolas públicas, com exceção dos Institutos Federais, as vagas nos cursos menos concorridos.

Outro problema que precisa ser corrigido, isso em nível de MEC, são os constantes problemas de segurança com as provas do ENEM, que ocorrem todos os anos. É preciso que a sociedade esteja atenta e cobre do Governo Federal e da UFRN a solução imediata dos problemas que já eaxistem e de outros que irão surgir ao longo do processo de transição vestibular/ENEM.

Edson Lima, é professor de Artes Visuais, graduado pela UFRN e Especialista em Gestão Universitária, também pela UFRN.

Nenhum comentário: